CoopCultural fortalece o cooperativismo com a Incubadora de Cooperativas Culturais

Postado em 15 de outubro de 2012 por Cooperativa Cultural Brasileira


A Cooperativa Cultural Brasileira (CoopCultural) incentiva a criação de cooperativas em todo o Brasil com o seu modelo de incubadora. De forma ágil e simplificada, todos os profissionais da cultura podem ter uma associação cooperativista com a marca CoopCultural. A nova cooperativa criada contará com a experiência e o conhecimento da Cooperativa Cultural Brasileira para que possa estabelecer-se e tornar-se independente na área cultural. 

No primeiro ano de atuação, a cooperativa funcionará em parceria com a central - que cuidará da parte administrativa - e serão estabelecidas parceiras, com organizações do sistema cooperativista, para assessoria e treinamentos sobre: princípios e modelo de atuação do cooperativismo, empreendedorismo e sobre o setor cultural. No segundo ano de existência o conselho gestor da nova cooperativa assume a administração, a cooperativa incubada ganha total autonomia sem perder os laços com central.

As cooperativas do ramo da cultura são ferramentas importantes para a formalização e organização do trabalho de artistas e produtores de diversos segmentos. Elas têm a capacidade de formalizar o profissional no mercado, comercializar seus produtos e também geram uma gama diversa de oportunidades. E o melhor de tudo: esse profissional (cooperado) passa a ser o dono da empresa (cooperativa)!

SOBRE O PROJETO INCUBADORA DE COOPERATIVAS DE CULTURA

A Cooperativa Cultural Brasileira, COOPCULTURAL, vem desenvolvendo o projeto “Incubadora de Cooperativas de Cultura”, idealizado por Marília de Lima, desde 2009 e incentivando a criação de novas cooperativas em todo o Brasil.

O projeto consiste em identificar grupos de profissionais da cultura já organizados ou que queiram se organizar formalmente. O objetivo em comum é a necessidade de todos na formalização do trabalho, na representação jurídica e na melhoria da performance para o desenvolvimento da carreira, comercialização de produtos e serviços, e elaboração de projetos.

COMO PARTICIPAR DO PROJETO INCUBADORA DE COOPERATIVAS DE CULTURA

Os interessados procuram pela Cooperativa Cultural Brasileira para a consultoria gratuita dos procedimentos. Para a formalização e constituição jurídica de uma cooperativa é necessário um mínimo de 20 pessoas. São passadas orientações não só sobre os procedimentos jurídicos e burocráticos de uma cooperativa, mas principalmente como trabalhar no mundo da cultura, suas necessidades, etc. A nova cooperativa usará o mesmo logotipo, estatuto e regras que a Coopcultural Central, a exemplo do conhecido sistema de franquias (apesar de, nesse caso específico, não ser este o termo adotado, uma vez que se trata aqui de cooperativismo). Podemos citar como exemplo de sucesso no setor o sistema das UNIMED’s.

Durante dois anos a nova Coopcultural recebe assistência e orientação da Coopcultural Central, que tem mais de oito anos de experiência na área. Existe também a possibilidade de outras cooperativas já constituídas se unirem nesta rede adotando o mesmo padrão. Cada cooperativa tem seu presidente e sua autonomia. O principal objetivo é criar uma grande rede cultural de parcerias e troca de projetos, informações e experiências. Uma rede que funcione no Brasil e em vários outros países.

A primeira Coopcultural criada via a incubadora foi a de Pernambuco, onde Amanda Lins é a responsável. A segunda, que está em fase de estruturação da nova diretoria, é a de Minas Gerais. Atualmente existem cinco COOPCULTURAL em processo de organização.

Para mais informações sobre como abrir uma cooperativa de cultura na sua cidade entre em contato pelo tel: (11) 3828.3447.

Por Giorgio Rocha

0 Responses to "CoopCultural fortalece o cooperativismo com a Incubadora de Cooperativas Culturais":