Entrevista com Izaura Panfili, presidente da Associação Destaques Escolas de Samba Paulista

Postado em 2 de março de 2011 por Cooperativa Cultural Brasileira


Por Giorgio Rocha,

A Cooperativa Cultural Brasileira e a Associação Destaques Escolas de Samba Paulista fecharam uma parceria para o Carnaval Paulista de 2011. Confira na entrevista abaixo os detalhes desta parceria.

Quando foi fundada a Associação Destaques Escolas de Samba Paulista (ADESP) e qual é o objetivo da entidade?

A Associação dos Destaques das Escolas de Samba Paulista, ADESP, fundada em 11 de março de 1999, é uma entidade civil sem fins lucrativos.

Uma entidade que luta pela cultura, sem preconceitos de raça, cor, credo religioso, político e filosófico, que contribui com o desenvolvimento cultural, promovendo o carnaval brasileiro, como forma de educação, arte cultural, entretenimento e proporcionando uma melhor qualidade de vida, integrando e sociabilizando a família brasileira, trazendo a esperança que através da arte o cidadão sai do anonimato e se torna empreendedor dos seus próprios sonhos, edificando cada vez mais o samba como Patrimônio Nacional.

Com objetivos e metas a serem conquistadas em prol da comunidade carnavalesca a ADESP com seus recursos próprios, e sem ajuda, luta na preservação da memória cultural do carnaval, valorizando e reconhecendo profissionais, em diversas áreas, ligadas ou não ao carnaval, que promovem sua evolução, e sem perder a essência de sua origem, resgatando assim a identidade das instituições carnavalescas, divulgando-a e fortalecendo-a no âmbito sócio-cultural, sociabilizando e integrando comunidades diversas sejam elas de origem nacional ou internacional.

Todo o trabalho que vocês fazem nos dias de desfile é realizado pelos voluntários da instituição. Como é feito este trabalho e quantas pessoas prestam serviço como voluntários?

O trabalho da ADESP durante o carnaval é voluntário e acontece nos quatro dias de desfiles, apoiando cerca de 2 mil desfilantes de todas as escolas de samba das três instituições que congregam as entidades carnavalescas, ou seja, LIGA, SUPERLIGA e UESP. A equipe de trabalho conta com cerca de 50 pessoas entre diretoria, maquiadores, escultores, serralheiros, costureiros, fotógrafos, bombeiros e apoios de destaques sendo que, cada um executa funções importantes nos bastidores dos desfiles.

A equipe de maquiagem preta serviços para as passistas, portas bandeiras, destaques, baianas, comissão de frente, alas performáticas, etc. Os escultores e serralheiros executam serviços de urgência e manutenção nas fantasias dos destaques que, em decorrência do crescimento do carnaval em SP, tem hoje tamanhos que mais parecem pequenos carros alegóricos e adereços. Os apoios de destaques proporcionam conforto aos destaques no que diz respeito ao auxílio na montagem das fantasias, colocação nos carros alegóricos e sua retirada ao final do desfile. Os bombeiros observam os trabalhos e a segurança dos carros para que posteriormente, havendo ocorrências, a Associação possa interceder junto a quem de direito, sempre preocupada com a prevenção e segurança dos destaques do carnaval de SP.

A ADESP retribui e valoriza o serviço dos voluntários de que forma?

Por ser um trabalho voluntário, não há retribuição material. A preocupação é com a formação do indivíduo, proporcionando a oportunidade de participar e trabalhar em um dos braços da organização de um dos maiores eventos da cidade, o carnaval. Na ADESP, o voluntário vê sua autoestima e valorização elevados, orientação e formação, oportunidade de socialização, integração cultural, enfim, aprendizado em diversas áreas.

Como uma entidade sem fins lucrativos com a ADESP se sustenta. Que tipo de apoio vocês recebem?

Através de doações apoios culturais, palestra, seminários, exposições, de fantasias e adereços, exposição de fotografias artísticas, oficinas culturais e sociais de qualificação da arte carnavalesca workshops motivacionais e consultoria de carnaval.

Em todos esses anos de participação no carnaval de São Paulo você deve ter presenciado várias histórias de bastidores. Fale sobre alguma.

Relembrando o ano 2005 - quando uma passista achou chorando porque sua escola estava iniciando o desfile e sua roupa não havia chegado, nossa equipe de profissionais nós comovemos e falamos com um maquiador e foi feita uma pintura em seu corpo.

A CCB e a ADESP recentemente fecharam uma parceria. Quais são os projetos que as instituições irão realizar juntas no carnaval de São Paulo neste ano?

CCB participa do trabalho Voluntário da ADESP no Carnaval 2011, Projeto - Núcleo cultural de Estudo e Pesquisa de Carnaval, História do carnaval - estudo e pesquisa, palestras, seminários e workshops motivacionais.Também eventos como o Baile de Máscaras - Le Bals Masques e exposições de fantasia e adereços, além do Troféu ADESP de Carnaval, diversas oficinas culturais e sociais, a Feijoada Cultural de Carnaval e o Bloco de Carnaval.

0 Responses to "Entrevista com Izaura Panfili, presidente da Associação Destaques Escolas de Samba Paulista":