Seminário: Cooperativas de Cultura - Uma nova visão sobre este setor

Postado em 19 de dezembro de 2012 por Cooperativa Cultural Brasileira


Seminário: Cooperativas de Cultura - Uma nova visão sobre este setor

Em fevereiro acontece o Seminário: Cooperativas de Cultura - Uma nova visão sobre este setor. No evento serão abordados temas importantes para o segmento como:

1 - Qual o diferencial das Cooperativas de Cultura para as demais cooperativas de Trabalho?
2 - O Trabalhador da Cultura e sua informalidade
3 - Plano Nacional de Cultura
4 -Impostos e bi-tributação
5 - Lei. 12.690 – Nova lei das Cooperativas de Trabalho
6 - Cooperativas de Cultura no Brasil e no Mundo.

Informações, inscrições ou parcerias: febraccult@gmail.com

Cássia Eller 50 anos

Postado em 10 de dezembro de 2012 por Cooperativa Cultural Brasileira

Cássia completaria 50 anos nesta segunda, dia 10. Vídeo da música No Recreio.



Ex-ministro Juca Ferreira vai cuidar da Cultura em São Paulo

Postado em por Cooperativa Cultural Brasileira

O ex-ministro Juca Ferreira, de 63 anos, vai assumir a Secretaria Municipal de Cultura no governo de Fernando Haddad (PT). Filiado ao partido, Juca deu o “sim” ao futuro prefeito no fim de semana e deve ser anunciado na quinta-feira, 13. Seu nome é o sétimo ligado ao governo federal confirmado no novo secretariado paulistano. Chega a São Paulo com o peso de ter lutado contra a ditadura, tendo sido exilado no Chile e na Suécia.

Com a experiência de ter comandado o Ministério da Cultura na gestão Lula por dois anos e meio, após a saída de Gilberto Gil, de quem era secretário executivo, Juca terá a missão de cumprir um desafio ousado: espalhar equipamentos culturais pelos 96 distritos da capital.


No plano de governo anunciado por Haddad na campanha eleitoral, também está a ampliação de internet gratuita pelos bairros, a descentralização da Virada Cultural e a implementação de uma bolsa-cultura, cujas regras ainda não estão definidas. Fortalecer a programação cultural na rede dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) é outra determinação do petista, que participou da criação do modelo, ao lado da então prefeita Marta Suplicy (PT).

Ligado a lideranças socioambientais, o futuro secretário foi morar na Espanha depois que deixou o governo e passou a compor a Secretaria-Geral Ibero-Americana, que reúne 22 países, entre eles o Brasil. Na gestão Dilma Rousseff, chegou a fazer críticas à gestão de Ana de Hollanda, que o sucedeu. Já com a atual ministra Marta Suplicy (PT), mantém bom relacionamento.

Baiano, o escolhido de Haddad também estava cotado para assumir um cargo no governo da Bahia. Em Salvador, já atuou como vereador (eleito por duas vezes) e secretário municipal de Meio Ambiente.

Vagas. Com a definição do comandante da Cultura, a equipe de Haddad chega a 22 nomes. A expectativa é de que o petista mantenha o número atual de secretarias, que é de 27. Na lista das pastas ainda desocupadas, três têm função estratégica no governo: Habitação, Segurança Urbana e Serviços.

Os últimos nomes devem ser anunciados nesta quinta-feira e seguirão a lógica anunciada por Haddad de formar um governo de coalizão. Com esse conceito, apesar das duras críticas de movimentos sociais e urbanistas, a Secretaria de Habitação será entregue ao PP de Paulo Maluf, assim como a Cohab. 

O samba de Oscar Niemeyer

Postado em 6 de dezembro de 2012 por Cooperativa Cultural Brasileira

"O sistema literário brasileiro está doente", afirma jurado "C" do Jabuti

Postado em 3 de dezembro de 2012 por Cooperativa Cultural Brasileira

Conforme a Folha adiantou, Gurgel é o jurado "C", aquele que atribuiu notas muito baixas a favoritos da categoria Romance da 54ª edição do Prêmio Jabuti, garantindo que seus livros preferidos fossem alçados aos primeiros lugares.


Até que pudesse se pronunciar --o regulamento não permitia que se manifestasse antes da revelação oficial do júri, --Gurgel foi atacado na internet durante semanas a fio-- até de "jurado Carminha", a vilã da novela "Avenida Brasil", ele foi chamado.

A legitimidade do voto, no entanto, foi garantida pela Câmara Brasileira do Livro, que patrocina o prêmio --o que não a impediu de chamá-lo para dar esclarecimentos sobre seus votos, o que não havia acontecido nas três edições anteriores do Jabuti, nas quais foi jurado na mesma categoria.

Victor Moriyama/Folhapress
"O sistema literário brasileiro está doente", afirma Rodrigo Gurgel, jurado "C" do Jabuti
"O sistema literário brasileiro está doente", afirma Rodrigo Gurgel, jurado "C" do Jabuti

Nesta entrevista, concedida num restaurante em São Paulo, na semana passada, ele explicou como viveu essas semanas de tensão após a abertura de seus votos no prêmio Jabuti.

Ele também falou do sistema literário brasileiro que além de "doente" está "dominado pelos departamentos de letras das universidades", e de sua formação.

Nesse aspecto, trata-se de uma trajetória nada incomum na era Lula: ex-militante do PT, pelo qual chegou a tentar uma cadeira na Câmara de Vereadores de Jundiaí (SP) -recebeu 700 dos 850, 900 necessários--, e ex-colaborador de publicações da CUT, Gurgel bandeou-se para o outro lado do espectro político. Hoje é engajado aluno do filósofo Olavo de Carvalho, conhecido por suas ideias conservadoras e pelo combate ao relativismo cultural.

"Não havia uma ética", diz ele sobre as primeiras "decepções" com a esquerda, no início do primeiro governo Lula. "O discurso era um. Mas a prática era a politica maquiavélica que é feita em qualquer partido."

No campo literário, Gurgel cultivou a fama de severo, com julgamentos implacáveis contra "estruturalistas", "desconstrucionistas" e outros advogados do experimentalismo.

Atualmente, desenvolve um projeto ambicioso: reler todo o cânon da literatura brasileira e submetê-lo a seu crivo em textos publicados no jornal "Rascunho". O primeiro fruto, o volume de ensaios "Muita Retórica, Pouca Literatura - de Alencar a Graça Aranha" (Vide Editorial), foi publicado em agosto.

Sobra para todo mundo, inclusive Machado de Assis. De Raul Pompeia, o importante autor de "O Ateneu", que vem sendo revalorizado pela crítica universitária, Gurgel diz: "Nós superestimamos, e eu superestimei durante muito tempo, o Raul Pompeia". Ele pretende chegar até Osman Lins (1924-78), célebre pelos experimentalismos de "Avalovara" (1973).

"Sempre tive uma dificuldade com os escritores nacionais", conta. "São muito retóricos, confundem literatura com eloquência, tem essa tendência a achar que a literatura não pode ser coloquial, tem que ter alguma artificialidade."

A crítica também não é poupada: segundo ele, "Se você não inovar em termos linguísticos, se você não tentar recriar o "Finnegan's Wake" [de James Joyce, marco da prosa experimental] o livro já não é bom" para os críticos brasileiros. O que fica são "exercícios narcisísticos".

Quando foi servido o vinho, Gurgel provou-o em clima de suspense, examinando cada nuance do buquê.
Apreensivos, garçom e repórter tiveram certeza de que, rigoroso que é, Gurgel ia mandar devolver a garrafa. Não foi o caso, e o crítico ergueu um brinde à literatura brasileira.

FOLHA - Ao perceber a mudança no regulamento, você se deu conta de que poderia decidir o resultado do Jabuti?

Rodrigo Gurgel - O meu voto não foi nem maquiavélico, nem visionário. O Jabuti é um prêmio feito em duas fases, em que você não tem contato com os outros jurados. Então a decisão é sua, individual.

Na primeira escolha, que é classificatória, você necessariamente tem que dar as notas. Então você dá as notas, mas não na perspectiva de fazer um ganhador. Você escolhe, num universo de mais de 150 romances, os dez romances que na sua opinião são os melhores. O que não significa que sejam genais, o suprassumo da literatura nacional. É a aquilo que você tem naquele momento.

Quando a gente vai pra segunda fase, o jurado recebe a lista dos romances que passaram para a segunda fase, não em ordem alfabética, mas por ordem de classificação, de na ordem das notas que os livros receberam.

Já é um ranking.

Já é um ranking. Quando eu abri o papel, a primeira coisa que me chamou a atenção [na lista de finalistas] foi o livro do Wilson Bueno ["Mano, a Noite Está Velha", ed. Planeta], que eu havia colocado em último lugar, apesar de ter dado uma nota de oito e pouco. Se um livro que você colocou em último lugar está em primeiro na lista, a primeira reação é dupla: você pensa em reler alguma coisa do livro, para ver se o julgamento continua de pé.


E, é claro, depois que chegou à conclusão que o seu julgamento continua o mesmo, você coloca ele de volta onde colocou na primeira lista. Só que aí você quer que outros livros sejam os primeiros. Aqueles que você considera melhores. Então você derruba a nota.

Por isso você atribuiu notas diferentes a Wilson Bueno?

É, e tem que ser assim. E o regulamento permitia essa possibilidade. Um jurado que não tem escolhas é um jurado que não tem critérios claros, não há necessidade de julgar.

Qual foi a segunda coisa que me chamou a atenção? Em segundo lugar, estava o livro da Ana Maria Machado, que é um livro que eu já tinha descartado desde a minha primeira lista. Então eu não tive dúvida. Esse livro eu nem precisei olhar de novo. Tive que colocar ele na posição de penúltimo lugar.

Para ranquear as suas preferências?

Claro. É evidente. Tinha livros que eu achava que eram melhores: foram os que coloquei nos quatro primeiros lugares. Foi a mesma coisa que eu fiz com o livro da Luciana Hidalgo, que eu tinha colocado na minha lista inicial em sétimo lugar.


Quando ela surgiu em quatro lugar na lista, não tive dúvida: passei ela pra baixo também. Quais são os quatro livros melhores, na minha opinião? São esses, que eu coloquei em primeiro lugar. Foi isso, nada mais, nada menos. Em nenhum momento imaginei que o peso da minha nota poderia significar a desclassificação definitiva de alguém. Eu não fiz essa conta. Eu pensei: vou privilegiar os livros de que gostei e dar uma nota baixa para os livros de que não gostei ou gostei menos.

E você achou adequada a mudança no regulamento deste ano, que permitiu notas de zero a dez, em vez de limitar a oito a dez, como antes?

Acho que o Jabuti está buscando soluções. Essa mudança das notas deveria ter sido pensada. Quem estabeleceu a nova regra não fez as contas. Não pensou: bom, quais são as situações que podem ocorrer? Ou então acreditou que todos os jurados votariam sem compromisso.

O que, aliás, é o que mais me chama a atenção nas críticas que recebi. E as mais violentas foram de escritores. Eu acho interessante. Em nenhum momento passa pela cabeça deles que eles poderiam ser um dos livros escolhidos por um jurado que luta pelos livros de que gosta. Um jurado que não teme se comprometer.

Que reações foram essas?

Foram coisas na internet, as pessoas julgando a minha atitude como se fosse irresponsável, impensada, desonesta, quando não é nada disso. Sou apenas um crítico que se compromete com as coisas, eu digo o que eu penso, não tenho medo de julgar e julgo. E se me pedem para julgar e me dão os critérios, eu uso os critérios.


O que pensou da atitude de do curador do prêmio, José Luiz Goldfarb, de logo no anúncio dos finalistas atribuir ao jurado C a responsabilidade pela situação?

As informações que tenho sobre ele, de amigos em comum, são todas ótimas. Eu não vi uma pessoa até hoje falar mal do Goldfarb. Acho que a atitude dele foi a de quem foi pego desprevenido. Ele não tinha feito as contas, não estudou os cenários possíveis. Não falou: se dois críticos derem dez e os outro crítico der zero, o que acontece com esse livro?

Quando ele viu o que aconteceu, ele simplesmente não estava preparado. E quando você não está preparado, é claro, prevalece a emoção.

Ele procurou você?

Nós conversamos por telefone, por solicitação de uma pessoa que é da comissão coordenadora. Essa pessoa começou a me cobrar posições, que eu justificasse a minha atitude. Eu disse: escuta...


Isso já tinha acontecido em edições anteriores?

Nunca me perguntaram nada, nunca tive contato com ninguém. Eu nunca tinha conversado com o Goldfarb. Eu disse então faz o seguinte: me dá o telefone do Goldfarb e eu ligo diretamente para ele.


E como foi?

Foi ótima, foi uma conversa no celular, e ele entendeu meu ponto de vista. Pelo menos foi a impressão que eu tive. Ele disse eu não concordo com a nota que você deu, não me lembro a expressão que ele usou, não sei se foi radical ou qualquer coisa assim, mas foi tudo dentro do regulamento e eu vou bancar, a CBL [Câmara Brasileira do Livro] vai bancar o seu voto. Nesse ponto eles foram extremamente éticos, muito corretos. Tivemos uma reunião, da qual o Goldfarb não participou, mas com os diretores.


Com os outros jurados também?

Não. Uma reunião comigo. Eu nem sei quem são os outros jurados, não faço ideia. Foram muito atenciosos e disseram: a única coisa que nós queremos dizer é que nós vamos prosseguir, o voto está dado, foi dentro das regras, você fique absolutamente tranquilo. Só não vamos defender em termos teóricos, em termos críticos, o seu voto.

Eu disse: mas isso é evidente, cabe a mim. Eu dei o voto e tenho uma justificativa para cada voto que eu dei. Reforçaram a questão de eu não me pronunciar até a entrega do prêmio [no último dia 28]... Eu disse: não tenham a menor dúvida, isso é inquestionável.

Por que houve tanta indignação com o resultado, especialmente em torno do livro da Ana Maria Machado?

Aí entram vários fatores. O primeiro fator é o ego do escritor. A primeira reação é essa que ela teve: "Ele votou contra o meu livro" [declaração da escritora em entrevista à Folha]. Ela não consegue imaginar que, na verdade, o procedimento foi outro. Eu votei a favor de outros livros, na minha opinião melhores que o dela.


Como relação especificamente a essa reação, não sei, talvez o fato de no momento em que abriram os votos da fase eliminatória, os últimos votos, me disseram que estava lá um jurado, e que ele reagiu muito mal. Fez um escândalo.

A abertura é pública, se eu quisesse, poderia estar lá. E também estava lá uma jornalista, se não me engano do jornal "O Globo", e aí a coisa estourou. Agora, por que ele teve essa relação, não posso... não sem nem quem é, nem por que ele teve essa reação.

Qual é o valor do Jabuti?

É o prêmio mais importante, de mais nome. E inclusive do ponto de vista da forma que se dá à votação, do meu ponto de vista é a forma correta, em relação ao fato de que os jurados ficam incógnitos. Não há possibilidade de você sofrer qualquer tipo de assédio, qualquer tipo de pressão, diferentemente de outros prêmios em que os jurados são anunciados, os nomes são públicos, os jurados se encontram, discutem. Eu, particularmente, não acredito nesse tipo de democracia. Não funciona.


O que o episódio revelou para você da cultura literária brasileira?

Os nossos escritores não estão acostumados a serem julgados. O nosso sistema literário está doente. Por quê? Quem aliás falou um pouco sobre isso há alguns meses foi a [editora e agente literária] Luciana Villas-Boas, numa entrevista: as editoras estão controladas pelos departamentos de letras das universidades. Então o que acontece? Hoje, a hegemonia dos departamentos de letras pertence a dois grupos: os estruturalistas e os desconstrucionistas.


Quem são os desconstrucionistas?

Eu vou chegar lá. Essas pessoas têm a hegemonia ideológica nos cadernos culturais, nas poucas publicações literárias que nós temos, nas editoras de livros. Quando eles escrevem uma crítica, as preocupações deles são, primeiro, a questão formal, linguística. Há um exagero de preocupação em relação a isso.


Se você não inovar em termos linguísticos, se você não tentar recriar o "Finnegan's Wake" [de James Joyce, marco da prosa experimental] o livro já não é bom, ou é um livro tímido, que revela insegurança. O que nós poderíamos chamar de narradores tradicionais já são repudiados por princípio. O mesmo acontece nas editoras. Esse é o pessoal mais considerado.

Em termos de crítica literária, a preocupação desses críticos, na verdade, não é primeiro com relação à forma: é exclusivamente com relação à forma. Porque eles partem do princípio de que a obra é autossuficiente. A obra não tem que dialogar com a realidade. A literatura não tem que dialogar com o mundo. Tem que dialogar com ela própria.

O que você vê muito hoje em dia em termos de crítica são exercícios narcisísticos. Hoje uma crítica como a do Álvaro Lins, dizendo que determinada peça do Nelson Rodrigues é um horror, não existe. Aí entram os desconstrucionistas. Para eles, o texto nunca pode expressar a verdade. Ora, se nunca podem expressar a verdade, o texto não é nada, é só um mero exercício.

O que é um contrassenso, porque se o texto é um vazio, um somatório de fórmulas que ficam falando sobre si mesmas e nada mais, o próprio texto que o desconstrucionista escreve não tem valor nenhum. Estamos no centro de um sistema que está viciado.

Mas de onde vem isso?

O [crítico literário] Antonio Candido fala que o nosso sistema literário, no início, era assim: as pessoas que produziam eram as pessoas que consumiam. Esse é o nosso grande problema, nós não temos leitores. O escritor escreve para agradar o crítico, pra agradar o professor de teoria literária e para agradar os seus amigos.


Então ele precisa ser politicamente correto, precisa fazer experimentos linguísticos, esconder o narrador, abusar da metalinguagem. Precisa fazer do texto dele um resuminho daquilo que a vanguarda fez nos últimos anos, para agradar as pessoas. Se você não tem uma crítica que está disposta a agradar o público, numa linguagem que ele compreenda por que aquele livro é bom ou não é, você não forma leitores.

O leitor do caderno cultural não quer abrir o jornal e ter uma aula de estruturalismo. Não está interessado em Roland Barthes [crítico francês, expoente do estruturalismo], Roman Jakobson [linguista russo] e o diabo. Ele quer alguém que faça o meio de campo entre a obra e ele, leitor comum, e diga por que vale a pena ler aquele livro. A maior parte da crítica literária se recusa a isso.

Você é um crítico do relativismo cultural, como mostra o se livro.

Mas claro. Nós temos que fazer julgamentos. O Sílvio Romero desancou o Machado de Assis do começo ao fim. Tratava o Machado como se fosse um capacho. Ele fez mal? Não. Ele cumpriu o papel dele dentro do sistema literário, que é o de criticar. Isso diminuiu a obra machadiana? Até o momento, não. O que prevaleceu foi a obra machadiana, em detrimento da crítica do Sílvio Romero.

Isso diminui o valor do trabalho do Silvio Romero? Não. É uma figura importantíssima, precisa ser lido, precisa ser conhecido. Nós não podemos ter o temos de ocupar o nosso papel dentro do sistema literário. Precisamos deixar de lado essas coisas e dizer com absoluta franqueza o que a gente pensa.

Essa posição tem um custo para você?

É de ter muitos desafetos.


Mas você tem muitos desafetos?

Acredito que sim.


Nesse episódio, você foi criticado também pelas afinidades com o filósofo Olavo de Carvalho. Qual é sua relação com ele?

Eu sou aluno do Olavo. O Olavo tem um seminário de filosofia on-line do qual sou aluno, e sou admirador do trabalho que ele faz, seja como filósofo, seja como polemista. É uma pena que nós não tenhamos mais pessoas com a coragem que o Olavo tem, de falar as coisas com absoluta franqueza, e dar a sua opinião.


Não estou discutindo se ela é a certa ou a errada. Mas expressar a sua opinião de maneira clara e, como se diz no jargão, pôr a cara para bater. As críticas que fazem em relação ao Olavo se baseiam muito mais na figura dele como polemista.

Se as pessoas parassem e fossem efetivamente ler as obras do Olavo, de critica cultural, obras filosóficas, começariam a formar não digo uma ideia diferente, mas perceberiam que as coisas que o Olavo fala são fundamentadas.

Não é um louco que sai por aí atirando de maneira irresponsável. Ainda que, como polemista, seja essa a impressão que ele pode passar. Isso se deve também à hegemonia do marxismo. A hegemonia de esquerda foi lentamente construída.

Fonte: PAULO WERNECK - Folha de SP