Programa de governo do novo prefeito de São Paulo para a cultura

Postado em 30 de outubro de 2012 por Cooperativa Cultural Brasileira


Fernando Haddad, do PT, venceu no domingo (28) o tucano José Serra na disputa pela prefeitura de São Paulo. O programa de governo do prefeito eleito apresenta diversas propostas para o apoio à produção artística e cultural como: a implantação do Sistema Municipal de Cultura, a descentralização e diversificação das atividades culturais, valorização do artista de rua, criação de centros culturais, fomento a cultura digital e o lançamento de novos editais dos Pontos de Cultura.

Veja abaixo algumas propostas do prefeito Fernando Haddad para a cultura:

Cultura em toda parte: prevê a instalação, recuperação e remodelação de equipamentos culturais, implementando uma política de descentralização que não prescinda da tarefa de conferir visibilidade às produções até agora marginalizadas:

Criação de dois novos Centros Culturais de referência, um na Zona leste e outro na Zona Sul, com arquitetura sustentável.

Nas 31 subprefeituras serão implantados núcleos Culturais que resultarão da transformação dos espaços já existentes – equipamentos de cultura, educação, esporte ou mesmo parques e praças – em polos multifuncionais. Serão organizados também a partir das instalações dos diversos CeUs da cidade, que terão assim resgatados seu conceito original;
           
Ampliação da virada Cultural, tornando-a atividade recorrente. Estendê-la para além do Centro Histórico, procurando valorizar outras regiões da cidade e suas manifestações culturais.

Abertura de duas escolas Municipais de arte, uma na Zona leste e outra na Zona Sul, que oferecerão cursos de longa e curta duração em cinema e audiovisual, teatro, criação literária, dança e artes visuais. Serão instaladas nos dois novos Centros Culturais a serem construídos pela Prefeitura;

Estimular e fomentar a cultura tradicional e as práticas artesanais, acolhendo suas manifestações nos Pontos de Cultura;

Lançar novos editais dos Pontos de Cultura. Apoiar os existentes e criar condições para que se estabeleça uma rede de conexão entre eles.

Estabelecer um programa permanente de oficinas, cursos, workshops e ateliês, contínuos e itinerantes, que percorram periodicamente os espaços culturais administrados pelo poder municipal;

Elaborar políticas de mapeamento e divulgação da diversidade cultural paulistana;

Criar Portal de informação Cultural da cidade, destacando os eventos da semana, a programação cultural fomentada pela Secretaria Municipal, as atividades culturais e festas permanentes que ocorrem periodicamente em São Paulo.

Implementação do fundo Municipal de fomento à Cultura, com o objetivo de unificar e coordenar as linhas dispersas de financiamento municipal, ampliando os recursos disponíveis e atingindo as áreas até agora não contempladas.

Ampliar o orçamento do valorização de iniciativas Culturais (vai) para que se tenha um leque maior de linguagens artísticas  contempladas. Ampliar as faixas de financiamento e a duração do benefício.

Lançamento de editais que contemplem manifestações artísticas e culturais pouco consolidadas e valorizadas pelo mercado.

O programa Bolsa-cultura criará um financiamento no formato de bolsa, que remunere mensalmente o agente cultural e permita a prestação de contas da aplicação dos recursos, de modo simplificado e desburocratizado.

Implantação do Sistema Municipal de Cultura.

Valorizar e dar visibilidade às principais obras artísticas e culturais da cidade – dentro da concepção de museu a céu aberto –, tais como monumentos públicos, projetos arquitetônicos e bairros históricos e até mesmo manifestações efêmeras, como grafites, rituais afrobrasileiros e indígenas etc.

Implantação do projeto internet Popular: acesso gratuito à internet para que o cidadão utilize de forma remota os diversos serviços disponíveis nos web sites da administração Pública Municipal.

Cidade digital livre, inovadora e inclusiva: com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de tecnologias colaborativas, abertas e promovidas por coletivos e indivíduos, a gestão de Fernando Haddad estimulará as seguintes políticas e ações:
             
Estímulo a ações de ocupação das ruas por artistas e produtores culturais, como forma de ampliar o compromisso dos cidadãos com o espaço público; organização e articulação de processos de realidade aumentada, com a colaboração dos cidadãos e construindo os caminhos múltiplos entre o ciberespaço e os prédios, praças e ruas;

Criação de Casas de Cultura digital. Esses espaços, com banda larga de alta velocidade, serão centros de inovação em tecnologia digital e produção de conteúdo audiovisual.

Veja todas as propostas em:

Fonte Giorgio Rocha – com informações do site Pense Novo TV

0 Responses to "Programa de governo do novo prefeito de São Paulo para a cultura ":