Brasil celebra os centenários de Jorge Amado, Mazzaropi, Luiz Gonzaga e Nelson Rodrigues

Postado em 18 de outubro de 2012 por Cooperativa Cultural Brasileira


2012 é um ano de centenários importantes para a cultura brasileira e um momento especial para celebrar a vida e obra de figuras marcantes como Jorge Amado, Mazzaropi, Luiz Gonzaga e Nelson Rodrigues. No centenário do nascimento destas personalidades: peças, filmes, exposições e prêmios mostram como suas obras contribuíram para a construção da identidade cultural brasileira.

O MinC (Ministério da Cultura) lançou no começo do ano o Edital Prêmio Centenário Luiz Gonzaga. Dos 589 projetos inscritos no edital, 20 foram selecionados. Cada projeto recebeu uma quantia em torno de R$ 100 mil para homenagear o Rei do Baião e o seu universo cultural e artístico. O Governo de Pernambuco declarou 2012 como o Ano Cultural Luiz Gonzaga e em parceria com o MinC constrói em Recife um centro cultural para homenagear o poeta sanfoneiro.

O dramaturgo Nelson Rodrigues também deu nome a uma premiação do Ministério da Cultura. Um montante de R$ 1,3 milhão foi destinado para a montagem de espetáculos baseados nas 17 obras do escritor. No teatro Arena Eugênio Kusnet, na cidade de São Paulo, ocorre até 2013 à mostra Quem Ainda Tem Medo de Nelson Rodrigues? com a apresentação de cinco espetáculos ( montagens de textos como O Beijo no Asfalto e Os Sete Gatinhos), além de workshops, leituras, exposição de imagens e textos do dramaturgo.

As comemorações do centenário do escritor Jorge Amado começaram em 2011; neste ano serão lançadas edições especiais dos seus livros. Durante 2012 museus brasileiros recebem a exposição Jorge Amado e Universal. A mostra traz material inédito como fotos, manuscritos e vídeos do acervo da família do autor baiano. Os cem anos do nascimento de Amácio Mazzaropi, o eterno Jeca Tatu, foram celebrados com a inauguração da Praça Centenário Amácio Mazzaropi, em Taubaté, sua cidade natal, e com a exibição dos seus filmes em cópias restauradas na Cinemateca Brasileira de São Paulo.
           
O time dos centenários

Luiz Gonzaga – O Rei do Baião

Foto – Exu, 13 de dezembro de 1912 — Recife, 2 de agosto de 1989

Suas canções popularizaram o baião, o xote e o xaxado pelo país.

Nelson Rodrigues – O Anjo Pornográfico

Foto - Recife, 23 de agosto de 1912 — Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 1980

Sua peça Vestido de Noiva é considerada precursora do teatro moderno brasileiro.

Amacio Mazzaropi  - O Jeca Tatu

Foto - (São Paulo, 9 de abril de 1912 — Taubaté, 13 de junho de 1981) 

Realizou 32 filmes em três décadas. Seu filme O Corintiano foi recorde de bilheteria do cinema brasileiro.

Jorge Amado – O Pelé da literatura

Foto - (Itabuna, 10 de agosto de 1912 — Salvador, 6 de agosto de 2001)

Escreveu os clássicos: Gabriela, Cravo e Canela, Dona Flor e Seus Dois Maridos
Tieta do Agreste e Capitães da Areia.


Por Giorgio Rocha

0 Responses to "Brasil celebra os centenários de Jorge Amado, Mazzaropi, Luiz Gonzaga e Nelson Rodrigues":