2012 – Ano Internacional das Cooperativas e a construção de um mundo melhor

Postado em 16 de outubro de 2012 por Cooperativa Cultural Brasileira


No ano de 2008 começou nos Estados Unidos uma severa crise econômica que contaminou outros países, com mais força as nações desenvolvidas  Diversos bancos e empresas foram à falência ao redor do mundo e milhões de pessoas perderam seus empregos e moradias. Governos, políticos, analistas e organizações de várias nações debatem e buscam saídas para uma crise que especialistas econômicos afirmam ser a pior já ocorrida no capitalismo.

Enquanto o mundo busca soluções para superar o período vivido de dificuldade econômica, a Organização das Nações Unidas (ONU), com a escolha de 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas,  aponta o modelo cooperativista como parte da solução. Em Assembléia realizada em 2011, que definiu o ano das cooperativas,  o Secretário Geral da ONU Ban Ki-moon fez a seguinte declaração: “o cooperativismo é um exemplo para a comunidade internacional que é possível buscar tanto o desenvolvimento econômico como o bem-estar social. O recado do Secretário Geral da ONU foi claro: existe para os países um modelo de desenvolvimento econômico adequado, igualitário e justo.

O cooperativismo, fundamentado em princípios sólidos como: gestão democrática,  autonomia e independência, educação, informação e interesse pelo bem-estar da comunidade, tem capacidade, com o devido apoio, de combater a desigualdade social e melhorar a qualidade de vida não apenas dos seus associados, mas também da população onde atuam.

O reconhecimento das Nações Unidas com a escolha de 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas é uma excelente oportunidade para mostrar o trabalho realizado pelas organizações na solução dos problemas socioeconômicos e para a construção de um mundo mais justo. O sistema presente em mais de 100 países, nos cinco continentes, responde diretamente pela geração de 100 milhões de empregos. E abre-se também uma janela de oportunidade para o cooperativismo estabelecer um diálogo permanente com governos para a criação de políticas e leis que o promovam e propiciem estabilidade e crescimento para as cooperativas. 

Por Giorgio Rocha

0 Responses to "2012 – Ano Internacional das Cooperativas e a construção de um mundo melhor":