Homenagem a Verdi

Postado em 13 de maio de 2011 por Cooperativa Cultural Brasileira

Homenagem a Verdi

Orquestra do Theatro São Pedro executa obras de Giuseppe Verdi, um dos compositores mais influentes do século XIX.

O concerto será regido pelo maestro Emilio De Cesar e tem a participação dos solistas Gabriella Pace e Rodrigo Esteves, vencedores do XIII Prêmio Carlos Gomes, em 2010.

A Orquestra do Theatro São Pedro executa obras de Giuseppe Verdi, um dos compositores mais influentes do século XIX, no sábado (14/5) às 20h30 e domingo (15/5) às 17h. O concerto, que integra a série Arte do Canto, com apresentações dedicadas ao canto lírico, terá a participação da soprano Gabriella Pace e do barítono Rodrigo Esteves. A regência é do maestro Emilio De Cesar. A apresentação é uma realização do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com produção da APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte.

No programa estão trechos de grandes óperas de diferentes períodos da vida do Verdi, assim mostraremos as três fases do compositor, a primeira é representada por árias como Pietà, rispetto, amoré, de Macbeth; a fase intermediária com Rigoletto e La Traviata e a maturidade com Otello”, afirma o maestro Emilio De Cesar. O concerto ainda tem no programa as aberturas de I Vespri Siciliani e La Forza del Destino, duas importantes obras do repertório sinfônico, além de trechos das óperas de Nabucco, Don Carlo e Macbeth.

Gabriella Pace – Vencedora do XIII Prêmio Carlos Gomes, em 2010, na categoria cantora solista, Gabriella já cantou sob a regência de nomes como Isaac Karabtchevsky, John Neschling, Roberto Minczuk, Luiz Fernando Malheiro, Fábio Mechetti, Sílvio Viegas, Carlos Moreno e Justin Brown Gabriella. Iniciou os estudos com seu pai, Héctor Pace, foi aluna de Leilah Farah e Pier Miranda Ferraro e hoje tem como mestre Ricardo Ballestero

Rodrigo Esteves - O barítono, que iniciou os estudos no Rio de Janeiro com o tenor Alfredo Colósimo, conquistou o XIII Prêmio Carlos Gomes, em 2010, na categoria cantor solista. Já cantou com nomes como Plácido Domingo, Viorica Cortez, Rockwell Blake, Dimitra Teodossiu, Violeta Urmana, Leontina Vaduva e em teatros na Argentina, Brasil, México, Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, França, Japão.

Emilio De Cesar - Formado em regência, composição e canto pela Universidade de Brasília, fez pós-graduação em Düsseldorf, Alemanha. Foi Regente Titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, da Sinfônica de Minas Gerais, da Filarmônica de Goiás e da Sinfônica de Goiânia. Também foi Regente Permanente da Sinfônica de Brasília. Regeu várias primeiras audições mundiais de compositores como Jorge Antunes, Lindembergue Cardoso e Rufo Herrera. É Regente Titular do Coral Evangélico de Brasília, do Coral Brasília, Coral da Igreja Presbiteriana Independente Central de Brasília e do Coral Shekinah. Também é o Vice-Presidente da Associação Brasileira de Regentes de Coros – ABRC. Já regeu a Philharmonische Gesellschaft Düsseldorf, na Alemanha; a Orquestra de Córdoba, na Argentina; a Sinfônica do Paraguai; a Orquestra Sinfônica Nacional de Costa Rica; a Orquestra Sinfônica do Panamá; a Orquestra Sinfônica de Sheboygan e Manitowoc, nos Estados Unidos e a Orquestra da ARTAVE e da Ilha da Madeira, em Portugal.

Orquestra do Theatro São Pedro - Concerto em homenagem a Verdi
Realização: Governo de São Paulo
Produção e direção artística: APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte
Regência: Emilio De Cesar
Solistas: Gabriella Pace e Rodrigo Esteves

Programa:

La Forza del Destino: Abertura
Otello: Canzone del Salice ed Ave Maria
Don Carlo: O Carlo Ascolta... Io morrò
I Vespri Siciliani: Abertura
Nabucco: abertura
Macbeth: Pietà, rispetto, amore
La Traviata: Abertura
Addio del passato

Abertura

Dueto Violetta e Germont
Rigoletto: Dueto entre Gilda e Rigoletto

Data: Sábado (14/5) às 20h30
Domingo (15/5) às 17hs

Local: Theatro São Pedro
Endereço: Rua Barra Funda, 171 - Barra Funda
Número de Lugares: 636
Duração: 90 minutos
Classificação etária: 8 anos
Ingressos: R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia-entrada)
Vendas na bilheteria do Theatro e no Ingresso rápido (www.ingressorapido.com.br)
Telefone para Informações: 11 3667-0499

Fonte: Assessoria de Imprensa Orthesp
Data: 09/05/2011

0 Responses to "Homenagem a Verdi":