Catavento recebe exposição de cartazes do cinema brasileiro. Se você é um dos amantes da 7ª arte, não pode perder!

Postado em 24 de maio de 2011 por Cooperativa Cultural Brasileira

Macunaíma e O Diabo na Terra do Sol estão entre as obras contempladas pela mostra
 
Entre os dias 7 de maio e 26 de junho, o Catavento Cultural e Educacional (museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo) presta uma homenagem ao cinema nacional. Durante o período, o espaço recebe a exposição “Cartazes do Cinema Brasileiro”. No total são 52 cartazes exibidos no Claustro do Catavento. Artistas renomados como Di Cavalcanti, Ziraldo, Lula Cardoso Alves, Lina Bo Bardi, Caribé e Gomide são alguns dos responsáveis pelos trabalhos exibidos.

Na mostra os visitantes têm a oportunidade de caminhar cronologicamente pela história do cinema nacional, explorando desde cartazes pertencentes à época do cinema mudo aos do século atual. Entre as ilustrações figuram importantes obras como O Pagador de Promessas (1962), Deus e O Diabo na Terra do Sol (1964), Macunaíma (1969), Carandiru (2003) e Tropa de Elite (2007).

“A exposição pretende homenagear o artista anônimo, pois os responsáveis raramente são citados nos créditos ou concedem entrevista”, ressalta o professor Máximo Barro, curador da mostra. “Podemos observar diferentes recursos como a fotografia e a computação gráfica, além de inspiração em artes como o realismo, grafismo, abstração e o psicodélico”, complementa.

Promovido em parceria com a Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP), o projeto tem a curadoria de Máximo Barro (professor de cinema, pesquisador, montador, escritor e contador de histórias) e produção da Gargântua Produções.

Sobre o Catavento

Fruto de uma parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, o Catavento foi inaugurado em março de 2009. O espaço, que apresenta 250 instalações distribuídas em 4 mil metros quadrados, é dividido em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol, uma caverna que reproduz as formações e sons originais e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Julio Cesar e Gandhi, são apenas algumas das atrações em que os visitantes comprovam que é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo.

O espaço conta também com novas atrações do Museu da Tecnologia de São Paulo, que recentemente teve seu acervo transferido para o Catavento. No total são 36 equipamentos expostos na área externa do Palácio das Indústrias e em quatro áreas do Catavento (Auditório, Astronomia, Engenho e Educação).

Exposição: Cartazes do Cinema Brasileiro
Onde? Catavento Cultural e Educacional - Claustro.
Quando? 7 de maio a 26 de junho (Catavento fecha às segundas-feiras)
Horário: das 09 às 17hs – bilheteria fecha às 16hs.
Endereço: Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n, Centro – São Paulo/SP.
Quanto? R$ 6,00 e meia-entrada para estudantes e idosos (inclui visita pelo Catavento).
Classificação: livre
Como chegar: www.cataventocultural.org.br/mapas.asp
Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II.
Estacionamento: R$ 5,00 (capacidade para 200 carros)
 
Assessoria de Imprensa Catavento
http://bit.ly/kyXcZx

0 Responses to "Catavento recebe exposição de cartazes do cinema brasileiro. Se você é um dos amantes da 7ª arte, não pode perder!":