Em defesa do cooperativismo

Postado em 25 de novembro de 2010 por Cooperativa Cultural Brasileira

Por Giorgio Rocha

Poucos conhecem o sistema cooperativista, as cooperativas de trabalho e todo o potencial delas como o deputado federal Arnaldo Jardim. Talvez, se o Ministério Público do Trabalho tivesse o mesmo conhecimento sobre a correta atuação das cooperativas do ramo de trabalho, como a Cooperativa Cultural Brasileira, não cercearia as atividades das sociedades cooperativas, agiria de forma mais sensata e teria condição de separar o joio do trigo.

Infelizmente, para o Ministério Público do Trabalho, as cooperativas de trabalho são todas iguais. O órgão não sabe distinguir as cooperativas idôneas das cooperativas que não respeitam os princípios cooperativistas e seus cooperados.

Agora é hora de falar de quem realmente conhece as cooperativas de trabalho. O deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) faz parte da Frente Parlamentar do Cooperativismo e a sua atuação foi decisiva para aprovar a Medida Provisória 495, de autoria do deputado Odair Zonta (PP-SC), que garante a participação de cooperativas em licitações públicas. Para aprovar a Medida Provisória, Arnaldo Jardim argumentou no Plenário da Câmara que a exclusão das cooperativas das licitações públicas caracterizava "discriminação" contra essas sociedades. Agora ela segue para a aprovação do Senado Federal.

O deputado Arnaldo Jardim também defendeu na Câmara a votação, o quanto antes, do Projeto de Lei 4622/2004 - proposta que regulamenta as cooperativas de trabalho. Com a aprovação do Projeto de Lei, as cooperativas do ramo passam a contar com a segurança jurídica no desenvolvimento das suas atividades.

Somos 1.408 cooperativas de trabalho em todo o país, com mais 260 mil associados e podemos contribuir nesta luta para o fortalecimento do cooperativismo. Veja abaixo como ajudar:

Mande pelo menos 1 ofício para cada um dos Deputados Federais em Brasília, colocando como o cooperativismo é importante para o nosso País e para todos que nele trabalham ou se beneficiam dele. Como o PL 4622/2004, será importante para a regulamentação do setor, enfim, seja criativo, mas faça e envie pelo correio para o Gabinete do Deputado em Brasília. Depois cobre uma posição por e-mail e/ou pelas redes sociais. Se cada Dirigente de cooperativa visitar em seu Estado alguns deputados, vamos vencer essa batalha que até agora o MPT tem ganho todos os dia contra os cooperados, tirando o seu trabalho e empurrando chefes de família para a miséria. (Informações da EASYCOOP).

Discurdo do Deputado Federal Arnaldo Jardim no plenário da Câmara

0 Responses to "Em defesa do cooperativismo":