As propostas para a cultura dos candidatos à Presidência

Postado em 11 de agosto de 2010 por Cooperativa Cultural Brasileira

Por Giorgio Rocha

Segurança, desemprego, saúde, educação, previdência, juros, dívida pública... Os políticos e os meios de comunicação priorizam alguns temas e deixam outros à margem... E a cultura? Quando ela realmente terá o espaço que merece para ser debatida com a população? Ok.Vivemos em um país carente em diversos aspectos e com outras urgências. Mas até quando essa desculpa será usada para deixar a cultura em segundo plano! Chegou o momento de transformar a cultura em protagonista desta e das próximas eleições.

Para começar o debate vale conferir o programa de governo para a cultura dos principais candidatos que disputam à Presidência da República.

Propostas da candidata Dilma Rousseff

“A imensa maioria da sociedade brasileira está privada do acesso aos meios de produção e fruição dos bens culturais da humanidade. Noventa por cento das cidades não possuem salas de cinema. Muitas não têm bibliotecas, teatros ou centros culturais. Apesar dos avanços dos últimos anos, a maioria da população brasileira conta, como único veículo cultural e de informação, com as cadeias de rádio e de televisão, em geral, pouco afeitas à qualidade, ao pluralismo, ao debate democrático. É preciso fortalecer políticas de indução às indústrias criativas e suas cadeias produtivas que integram o conjunto da economia da cultura.

Modernas tecnologias, como aquelas ligadas à Internet, além das 1Vs públicas, têm permitido um arejamento cultural e político que pode compensar o monopólio e concentração dos meios de comunicação.

O aprofundamento da democracia brasileira passa por uma forte circulação de idéias, pelo livre acesso aos bens culturais de toda a humanidade e pela possibilidade de expressão de nossa diversidade cultural, das manifestações populares às de vanguarda”.

Saiba mais sobre as propostas aqui:
http://www.dilma13.com.br/propostas/apresentacao/

Propostas do candidato José Serra

“Uma das áreas onde o Brasil pode mais é a Cultura e José Serra está cheio de idéias para por em prática – idéias testadas e aprovadas nas suas passagens pela prefeitura e o governo do estado, que só com muita má vontade alguém deixaria de reconhecer.

Serra entende que o principal aspecto da cultura é a diversidade e que por isso as decisões a respeito de projetos culturais podem ser tomadas, além do governo, por empresários, artistas, organizações da sociedade, sem um centro de decisões tutelando todos. “É preciso também diversificar as fontes de financiamento para a cultura. Não basta a Lei Rouanet. São necessários mais recursos, outros incentivos, que cheguem de alguma outra forma”, opina Serra. Na cidade de São Paulo, por exemplo, onde já havia o Fomento ao Teatro, Serra aprovou projeto de lei (de um vereador do PT) que criou o Fomento à Dança. No estado ele ampliou o PROAC, Programa de Ação Cultural criado na gestão do cineasta João Batista de Andrade como Secretário da Cultura do governo Alckmin”.

Saiba mais sobre as propostas aqui:
http://joseserra.psdb.org.br/tema-em-destaque/na-cultura-o-brasil-do-governo-serra-pode-mais

Propostas da candidata Marina Silva

“Diversidade é um valor superior para a vida. Promovê-la na centralidade das políticas públicas é investir no aprofundamento da democracia e na sustentabilidade do Brasil, assim como na originalidade da nossa contribuição para o equilíbrio da vida no planeta. O Brasil é chamado de megadiverso por sua biodiversidade e sua diversidade de ecossistemas, mas deveria ser graças à sua sociodiversidade.A cultura brasileira é plural e dinâmica. Abrange linguagens, artefatos, estilos, ideias e valores – sejam elas artísticas, técnicas ou científicas; sejam elas eruditas ou populares. Cultura é um patrimônio construído no passado, é o processo em fluxo de produzir e inovar, e é também projeto de conservar e transmitir o adquirido e ao mesmo tempo renová-lo e ampliá-lo. A capacidade de fazer isso depende de meios, recursos e técnicas. A política cultural no Brasil deve abranger o conjunto múltiplo das formas de pensamento, sensibilidade e expressão dos vários segmentos da população.Para isso, precisa estar articulada com a educação, integrada com o desenvolvimento sustentável, com foco na incorporação dos aspectos ligados à proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, nas áreas urbanas e nos diferentes ecossistemas. É preciso democratizar os meios de produzir, circular e acessar os objetos culturais”.

Saiba mais sobre as propostas aqui: http://www.minhamarina.org.br/diretrizes_governo/governo/Cultura-e-fortalecimento-da-diversidadev2.php

0 Responses to "As propostas para a cultura dos candidatos à Presidência":