Anima Mundi 2010

Postado em 29 de julho de 2010 por Cooperativa Cultural Brasileira



Por Giorgio Rocha

A sede da Cooperativa Cultural Brasileira fica na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, na Barra Funda, em frente ao Memorial da América Latina, local que recebe, todos os anos, o Anima Mundi, Festival Internacional de Animação do Brasil. A proximidade permite acompanhar de perto toda a animação, e não me refiro aos filmes, que evento traz ao Memorial e a região da Barra Funda.

O Anima Mundi começou ontem (28), em São Paulo, depois de passar pelo Rio, e até o dia 1°/8 serão apresentados 452 filmes de 52 países, para todos os gostos e públicos. Não é pouco, o Festival Internacional de Animação do Brasil é um dos três maiores do mundo. As sessões ocorrem no Memorial da América Latina e também no Centro Cultural Banco do Brasil.

Do Brasil participam 108 filmes de animação, não tenho o número da edição do ano passado, mas é uma participação expressiva, sem dúvida. Sem o Anima Mundi, dificilmente, a produção brasileira seria tão pungente. Desde 1993, ano da sua criação, o Festival é o grande responsável por incentivar e popularizar o cinema de animação nacional. Uma pena, que fora o espaço proporcionado pelo Anima Mundi, os filmes brasileiros de animação encontram dificuldade para alcançar um grande público. Temos uma boa produção, prejudicada pela falta de canais e espaço para a sua exibição.

Ontem, foi legal perceber o entusiasmo das crianças que participavam das oficinas gratuitas sobre diferentes técnicas de animação do Estúdio Aberto, uma grande tenda montada ao lado do Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina.

Nas oficinas, o público aprende a criar roteiros e personagens que são modelados em massinha e animados na hora, conhece como funciona a técnica mais conhecida da animação, o desenho animado e, ainda vira personagem de animação na oficina Pixilation: onde os participantes criam uma história e fazem poses sucessivas, fotografadas uma a uma. O resultado pode ser visto em telões disponíveis no Estúdio Aberto e também pode ser revisto e baixado no endereço do Festival: http://www.animamundi.com.br/.

Sobre as animações, uma bela seleção de curtas e longas, entre eles, os longas-metragens “Mary e Max”, da Austrália, e “Boogie el Aceitoso”, uma animação da Argentina.

Mary e Max



Boogie el Aceitoso

0 Responses to "Anima Mundi 2010":