Projeto de artistas plásticos, apoiado pela CCB, questiona os limites da individualidade

Postado em 15 de junho de 2010 por Cooperativa Cultural Brasileira


Por Giorgio Rocha

Qual é o meu território em mundo globalizado, sem fronteiras e sem limites? A indagação, que reflete o espírito do nosso tempo, é a proposta dos artistas plásticos do ProCOa ( Projeto Circuito Outubro Aberto), que, estiveram reunidos, ontem, 14/06, no espaço Pintar, localizado no bairro da Pompéia – SP, para o lançamento do Projeto Colaborativo de Arte Postal Protocolos Inautênticos.

Para a artista plástica Lucia Py, além da questão territorial, o Projeto Circuito Outubro Aberto fala dos pontos de abrangência possíveis das pessoas e a possibilidade de interação entre elas. Lucia também falou do papel da Cooperativa Cultural Brasileira no Projeto. “A cooperativa tem a função importante de ser o ponto de relação que leva ao encontro de todos os cooperados e a nossa proposta. A proposta é dar acesso a projetos na área de artes visuais”, afirma.

Olívio Guedes, diretor cultural do MUBE (Museu Brasileiro da Escultura) e membro do conselho consultivo do ProCOa, diz que o objetivo do Projeto é realizar ações voltadas para o conhecimento interior através da arte. "No primeiro veículo lançado hoje, em parceria com o espaço Pintar, chamado de Momento Território, indagamos qual é o eu - território. Queremos mostrar a "ilimitude" da vida a partir da arte e discutir a questão do ser humano como um ser planetário, que faz parte de um todo, e não alguém de um local específico", conclui.

O diretor cultural do MUBE ressalta as oportunidades que surgem para os cooperados da CCB. “Em primeiro lugar, parabéns; vocês são 6 mil cooperados, para uma cooperativa ter esse número e se desenvolver tão bem em diversas áreas, não é fácil. Com o ProCOa surge uma excelente oportunidade para o desenvolvimento das atividades dos artistas plásticos da cooperativa”, afirma Olívio Guedes.

Olívio destaca o trabalho das instituições que apóiam o Projeto. “Com união do MUBE, CCB e ProCOa, iremos juntos coordenar uma grandiosidade – essa sinergia é o que queremos no mundo de hoje.

Sobre o ProCOa
Movimento de abertura de ateliês de artistas plásticos residentes em São Paulo para dar acesso ao processo de pesquisa, desenvolvimento e construção de produção artística como um todo.

Na foto:
Da esquerda para a direita: Gandia Silva, vice-presidente da CCB, Olívio Guedes, diretor cultural do MUBE, Fernando Durão, artista visual e presidente da Associação Profissional de Artistas Plásticos, Lucia Py, artista plástica, Ronaldo Dimitrow, diretor do espaço Pintar e Monica Nunes, vice-presidente da CCB.

0 Responses to "Projeto de artistas plásticos, apoiado pela CCB, questiona os limites da individualidade":