Evento realizado no Mube promove encontro entre artistas plásticos

Postado em 18 de maio de 2010 por Cooperativa Cultural Brasileira


Por Giorgio Rocha

Sexta, 12/05, o ProCoa (Projeto de Circuito de Outubro Aberto) realizou no Mube(Museu Brasileiro da Escultura) o Fórum Itinerarius. O evento proporcionou o encontro entre artistas e profissionais das artes plásticas, que priorizam o coletivo e desenvolvem projetos em conjunto. A Cooperativa Cultural Brasileira esteve presente no Fórum Itinerarius e, foi representada pela vice-presidente Mônica Nunes, e pela coordenadora do Departamento de Projetos da cooperativa, Claudia Ferraresso.

Para Claudia Ferraresso, o Fórum foi importante para mostrar o poder de união e organização dos artistas. “Eles (os artistas) se uniram, e eles próprios iniciaram o financiamento do projeto. O artista individual dificilmente põe em prática projetos como o ProCoa. A idéia partiu do coletivo e não de uma entidade, demonstrando grande poder de organização e vontade por parte dos artistas”.

A coordenadora do Departamento de Projetos destaca o papel da Cooperativa Cultural Brasileira como um exemplo de organização dos profissionais em busca de um objetivo comum e reitera o objetivo da cooperativa no fomento ao trabalho de todos os profissionais da cultura. “Posso resumir nossa participação como um símbolo de nosso apoio e reconhecimento ao projeto e ao engajamento dos artistas, deixando claro nossa disposição em ajudá-los no que fosse necessário”, afirma Claudia Ferraresso.

Sobre o ProCOa - Projeto de Circuito de Outubro Aberto

Movimento de abertura de ateliês de artistas plásticos residentes em São Paulo para dar acesso ao processo de pesquisa, desenvolvimento e construção de produção artística como um todo.

0 Responses to "Evento realizado no Mube promove encontro entre artistas plásticos":