Primeiras impressões sobre Barretos

Postado em 24 de agosto de 2009 por Cooperativa Cultural Brasileira


Por Giorgio Rocha
A Festa do Peão em Barretos nem chegou à metade, mas já é possível dizer: o evento é mais plural e diversificado do que se possa imaginar. Até o dia 30 de agosto, este blog irá relatar as diversas manifestações artísticas em Barretos, pois a participação da cooperativa tem o intuito de mostrar uma cultura multifacetada e ao mesmo tempo integrada.
A Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista (AGCIP), parceira da CCB no evento, apresenta todos os dias no palco e nas ruas do Parque do Peão grupos de teatro, de dança, fanfarras, palhaços, músicos de rock, hip hop, samba, e MPB, ao lado de grupos de viola caipira, cantores e orquestras sertanejas. Deste modo a programação se tornou eclética e tem feito sucesso com o público.
Para reforçar esta diversidade, dia 26, começam as apresentações da CCB com o show da banda Cabron. Dia 27, apresentação do músico potiguar Reynaldo Bessa, autor de uma MPB moderna. Suas músicas foram gravadas por diversos artistas, como o grupo Ira!Neste mesmo dia apresenta-se a banda de Percussão Legião Mirim de Marília. No dia 30, roda de samba com a participação especial do cooperado Chapinha do Samba da Vela.
Uma outra impressão, não da festa e sim da cidade, é o empreendedorismo dos artistas locais. É comum em Barretos ao parar em um semáforo ou andando pelas ruas encontrar um músico com os seus CDs em mão, para oferecer seu trabalho diretamente ao público, na maioria das vezes de graça. Esta falta de suporte e estrutura poderia criar uma situação de acomodação, mas não é o que ocorre.
Esta visão empreendedora é peça chave para o desenvolvimento do setor cultural. E um dos pilares do trabalho da Cooperativa Cultural Brasileira.

0 Responses to "Primeiras impressões sobre Barretos":