CCB em Barretos: Queima do Alho

Postado em 29 de agosto de 2009 por Cooperativa Cultural Brasileira


Por Giorgio Rocha
Um dos momentos mais esperados no Parque do Peão, a Queima do Alho, aconteceu neste sábado, dia 29 de agosto, sob um forte sol e grande presença do público.
Apesar do clima quente durante o evento, as pessoas não se importaram e permaneceram perto dos fogões improvisados no chão à espera do feijão gordo, arroz carreteiro, paçoca de carne e churrasco, distribuídos com grande fartura pelos peões das comitivas.
Na festividade realizada no Rancho Ponto de Pouso participaram comitivas de várias cidades do Estado de São Paulo. A vencedora deste ano vem da cidade de Icem, a Comitiva Água Doce ficou com o troféu e prêmio de 1 mil reais. Em segundo lugar a Comitiva Esperança, e no terceiro posto, a Comitiva dos Amigos.
A Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista (AGCIP) pretende tornar a Queima do Alho Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, e colhia assinaturas do público no rancho. A Cooperativa Cultural Brasileira presenciou este patrimônio da cultura caipira e apóia a causa da AGCIP.
O deputado estadual Vicente Cândido (PT), presente na solenidade, falou ao blog da CCB sobre o apoio da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo para um maior reconhecimento das manifestações culturais do interior.
“Esta contribuição do Legislativo de São Paulo a cultura do interior é necessária, e ele(Legislativo)não faz mais do que a sua obrigação, porque a festa de Barretos precisa ter mais reconhecimento, e a Queima do Alho deve ser reconhecida como patrimônio cultural de São Paulo e do Brasil. A Assembléia está à disposição e precisa fazer mais, esperamos que Barretos nos solicite sempre, para que possamos continuar ajudando”, afirmou o deputado.

0 Responses to "CCB em Barretos: Queima do Alho":